Me corrijam se eu estiver errada…

31 jul

No post sobre o censurado A Serbian Film, o blogueiro Lucas dos Santos iniciou seu comentário com a seguinte frase:

“O texto está cheio de erros gramaticais, porém não comentarei neste viés!”

Pô, o Lucas perdeu uma excelente oportunidade de dividir seu conhecimento. E conhecimento não vale de muita coisa quando não passamos adiante, não é mesmo?

Logo depois de ler o comentário do Lucas eu achei um dos tantos erros que cometi. Eu sempre me enrolo com o danado do verbo assistir. Então vamos transformar o comentário  do Lucas em alguma coisa útil e acabar de uma vez por todas com a confusão (ou não).

(sim, esta sou eu, fazendo às vezes d’ A Madrasta do Texto Ruim, claro que sem metade do charme e da competência daquela bruxa fofa)

Fala aí, Houaiss:

ASSISTIR

n verbo

transitivo indireto
1    estar presente (a determinado fato, ocorrência etc.); presenciar
Obs.: ver gram/uso a seguir
Ex.: a. ao acidente

transitivo indireto
2    ver e ouvir (um espetáculo, concerto etc.)
Exs.: a. ao show
a. à missa

transitivo direto e transitivo indireto
3    acompanhar (enfermo, moribundo etc.) para prestar-lhe socorro
Ex.: a. o (ou ao) doente

transitivo direto, transitivo indireto e intransitivo
4    servir de parteira
Exs.: a. a (ou à) parturiente
há anos que não assiste
transitivo indireto

5    prestar auxílio ou assistência a; ajudar, socorrer
transitivo indireto

6    ser da competência ou atribuição de (alguém); caber, competir
Ex.: diante do ocorrido, assiste-lhe o direito de reclamar
transitivo indireto

7    acompanhar, esp. em ato público, na qualidade de ajudante ou assessor
Ex.: a. ao governador na inauguração do museu

transitivo indireto
8    residir, morar
Ex.: assiste em Bali

transitivo indireto
9    estar, permanecer
Ex.: a alegria assiste em seu coração

transitivo direto
10    Rubrica: basquetebol, futebol.
passar a bola a (outro jogador da própria equipe), deixando-o bem colocado para fazer a cesta ou o gol

 

Houaiss, todavia, abre um parêntese: no Brasil, é comum o uso deste verbo como t.d.: assistir o filme’; o que me faz me sentir um pouco menos burrinha. Pode não ser norma culta, mas é norma popular. E como vocês já puderam notar, no meu blog a norma popular reina, porque eu escrevo do jeitinho que eu falo. A norma culta eu deixo pra quando preciso escrever algum texto acadêmico ou mais sério, e sempre peço ajuda pra quem sabe mais que eu.

O verbo ASSISTIR foi explicado, e espero que tenha sido entendido também.

Agora eu quero aproveitar a deixa do Lucas pra pedir a todos vocês, que lêem o meu blog: me corrijam sempre que encontrarem uma coisa errada (façam isso com menos empáfia que o nobre coleguinha, que do jeito que ele fez ficou bem antipático – embora eu não fosse assim, tão nariz em pé, aos 16, entendo que isso é coisa da idade). Eu gosto mesmo quando me corrigem, de verdade. Eu não sei todas as coisas, nem pretendo sabê-las, mas quero saber o máximo de coisas que eu puder. Conto com vocês. Estamos combinados?

UPDATE:

E minha amiga, Vânia Lacerda, depois de ler o post, me mandou um e-mail com a seguinte mensagem:

Ju,

o Lucas, em sua arrogância, esqueceu que todos temos telhado de vidro.

Citou que em seu texto havia erro, sem apontar nenhum, com a fala:
“O texto está cheio de erros gramaticais, porém não comentarei neste viés!”

Daí, descuidou e nem percebeu que também errou ao utilizar o pronome demonstrativo em desacordo com a norma culta de nossa língua portuguesa.

Há varias regras para o uso dos demonstrativos e uma delas é com relação ao discurso, a saber:

usamos “esse, isso” quando nos referimos a algo já mencionado, como, por exemplo, em: “Remédios fazem mal e é sobre ISSO que os médicos falam na reportagem”.

Com relação ao que ainda será mencionado, aí, sim, usamos o “este, isto”. Assim: “É ISTO que é recomendado: estudar sempre!”.

Então, partindo-se dessas regras, a frase do Lucas estaria correta se fosse:
“O texto está cheio de erros gramaticais, porém não comentarei NESSE viés!”, já que o viés dos erros gramaticas já havia sido mencionado.

O lamentável não são os seus erros ou os dele, já que a língua portuguesa é cheia de detalhes que pra pouco servem e sempre acabam confundindo, mas chegar com a empáfia e antipatia demosntradas fica bem feio. Além de ser totalmente desnecessário, né?

beijo

Vania

Ixi, Lucas… FUÉEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEN!

4 Respostas to “Me corrijam se eu estiver errada…”

  1. Lucas Dos Santos 01/08/2011 às 18:35 #

    Olha eu aqui de novo! Nossa… tive um post em minha homenagem! rs
    Primeiro, me direcionarei à Vânia…
    Vânia, usei o pronome “neste” e não o correto à norma culta “este”, pois, como o coloquial aceita, “adverbiei” (neologismo dramático esse) o substantivo “viés”, dando um sentido de lugar… Isso mesmo, lugar! Para dizer que os erros gramaticais ocupariam bastante espaço, se fossem comentados…
    Também devo dizer, Ju, que não comentei sobre os erros porque… porque estava muito cansado, praticamente com uma prega em meus olhos, clamando pela minha amável cama!
    […]
    Amei você ter comentado no meu blog… seu blog está no meu “favoritos” e eu garanto estar sempre antenado aqui… E lembre-se: eu não escrevo, de todo, na norma culta, ainda mais em comments e em posts, pois a norma culta, quando é ao todo respeitada, dá uma superficialidade exponencial nos textos, tornando-os muito mecânicos… ralés! Não deixe de escrever do seu jeito. Falei dos erros gramáticos apenas pelos verbos e frases sem conectivos… apenas! A opinião exposta no post valeu muito mais, pois concordei com ela, em relação ao “A Serbian Film”.

    Despeço-me logo, pois já escrevi muito…

    • Juliana Freitas 01/08/2011 às 18:55 #

      Menos, fio… menos!
      Claro que eu não vou deixar de escrever do meu jeito.
      Mas, ó, um conselho pra ti:
      Menos antipatia nos comentários, vai? Deixa a gente ver que você pode ser um garoto legal! 😉

      • Lucas Dos Santos 02/08/2011 às 22:19 #

        Já que pediste um favor para mim, peço também para você:
        Faça mais questões, de provas ou concursos, que caiam interpretação de texto, pois é visível a sua deficiência em tal matéria.

  2. marinildac 06/08/2011 às 05:14 #

    Mas gente, liga não, o rapaz escreve mal pra caramba… ainda tem que comer muito feijão com arroz pra criticar alguém.

Chora, cavaco!

